- Ano: 2015
-
Fotografias:Delfino Sisto Legnani, Marco Menghi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na ocasião da Expo 2015, Save the Children Italia Onlus apresenta um pavilhão que poderia ser definido adequadamente como uma "aldeia", um ambiente doméstico e receptivo que configura um lugar ideal do mundo onde a ONG geralmente opera.
Uma sequência de ambientes sem paredes e barreiras mas em diálogo com o entorno e com os demais pavilhões.
Um espaço que é permeável e aberto, onde a paisagem externa é parte integral do mundo interno, assim como o território é uma parte importante da vida das famílias e comunidades nos países onde Save the Children opera.
Save the Children Village for Expo2015 foi concebido a partir de uma pesquisa de materiais comuns, como madeira e chapas metálicas e um piso feito de concreto e terra, com o objetivo de recordar as cores e o calor dos territórios distantes.
Uma aldeia onde também encontramos o tema da "autoprodução": os painéis perimetrais feitos de madeira de pinho e bambu foram produzidos em um workshop por crianças de diversas partes do mundo que fazem parte do programa “Civico Zero”.
O projeto paisagístico externo foi concebido para receber, guiar, entreter e educar o público: experiências vegetais trazem consigo estórias, cereais de origens antigas, árvores e um pequeno jardim remetem aos loteamentos comunitários que são muito importantes para os programas do Save the Children.
Adultos e crianças descobrem a aldeia através de instalações interativas que são, ao mesmo tempo, educativas e divertiras. Podemos observar e tocar os objetos que os trabalhadores comunitários usam diariamente, podemos imergir nessas imagens e sons.
A exposição fala sobre o trabalho da ONG a partir do tema principal da Expo, seguindo seus três eixos principais: Nutrição/Desnutrição/Emergência.